Profiles mais comuns para divulgação.
webjam.com/jweblog
ted.com/profiles/1079024
goloco.org/users/A5I8AlO
wesabe.com/profile/jweblog
eventful.com/users/jweblog
www.mister-wong.de/user/jweblog
delicious.com/jweblog
delicious.com/runway
delicious.com/jariolog
Jario Swami Blog de Metafísica, a ciência espiritual do terceiro milênio. Leia artigos sobre vidas passadas e reencarnação.
20 outubro, 2013
Beber água, além do prazer - hidroterapia
Beber água é um hábito além de saudável, muito gostoso. Existem diversos tipos de água, mas as mais famosas são as águas de São Lourenço em Minas Gerais. Brotam do interior da terra gaseificada, outras brotam ferraginosas... águas raríssimas muito saborosas.
Beber água é um hábito que precisa ser cultivado. Raramente bebemos água fora da necessidade exigida pela sede.
beber água de manhã é fundamental para manter o equilíbrio físico-químico
A prática de beber água pela manhã, após levantar é extremamente benéfica e rejuvenescedora.
A pessoa assim que levanta da cama de manhã bebe 300 ml de água. Após, aguarda 30 minutos para ingerir o desejum, prazo para fazer as higienes matinais (escovar os dentes, evacuar, pentear os cabelos, vestir as roupas etc.).
O melhor é cada dia beber a água de forma diferente, tais como, um dia bebe a água fria, outro dia a água morna, outro dia a água natural... nunca beber a mesma água.
Mas o próprio ato de beber água de manhã é fundamental para manter o equilíbrio físico-químico das funções corporais, mas acima de tudo, rejuvenescer o corpo.
Depois beber água durante o dia a cada 3 horas pelo menos.
Beber água é um hábito que precisa ser cultivado. Raramente bebemos água fora da necessidade exigida pela sede.
beber água de manhã é fundamental para manter o equilíbrio físico-químico
A prática de beber água pela manhã, após levantar é extremamente benéfica e rejuvenescedora.
A pessoa assim que levanta da cama de manhã bebe 300 ml de água. Após, aguarda 30 minutos para ingerir o desejum, prazo para fazer as higienes matinais (escovar os dentes, evacuar, pentear os cabelos, vestir as roupas etc.).
O melhor é cada dia beber a água de forma diferente, tais como, um dia bebe a água fria, outro dia a água morna, outro dia a água natural... nunca beber a mesma água.
Mas o próprio ato de beber água de manhã é fundamental para manter o equilíbrio físico-químico das funções corporais, mas acima de tudo, rejuvenescer o corpo.
Depois beber água durante o dia a cada 3 horas pelo menos.
Artigos com assuntos sobre hidroterapia:
Doença rara faz menino de 11 anos envelhecer 5 vezes mais rápido
Robô ajuda a tratar pacientes que não podem andar
Hospital do zoológico recupera animais doentes e feridos
Boa forma para cachorro tem hidroterapia e esteira
WIKIPEDIA Hidroterapia
http://www.efdeportes.com/efd136/hidroterapia-na-reabilitacao-cardiovascular.htm
Yoga Chikitsa é YogaTerapia
A YogaTerapia é uma técnica que se utiliza de preceitos da yoga para tratar e curar a pessoa. Yogaterapia cujo nome sâncrito convencionado atualmente é Yoga Chikitsa, tem como objetivo prevenir, bem como procurar meios de curar a maioria dos problemas na saúde física e emocianl das pessoas. Esta modalidade pode ser considereda como yoga psicossomática.
[caption id="attachment_3389" align="alignright" width="196" caption="Swami Maitreyananda"][/caption]
A escola internacional de yoga integral (purna yoga) de Swami Maitreyananda do Uruguai define a Yogaterapia:
- "são um conjunto de técnicas de yoga que se utilizam como meio de cura, tendo como fim a saúde espiritual dos indivíduos, especialmente no campo onde a medicina, fisioterapia e piscologia não entram, sendo uma disciplina complementar a eles e nunca uma alternativa. O yogaterapia tem como fim a saúde do ser humano: física, mental e, acima de tudo espiritual. A espiritualidade do ser humano são seus sentimentos, para o qual é necessário desenvolver a inteligência emocional e espiritual." ((Escola Internacional de Yoga, http://www.escolainternacionaldeyoga.org))
Em meus métodos de pedagogia yogi, todo aspirante a instrutor de yoga, bem como os professores de yoga, tem uma formação sólida em yogaterapia durante o curso base. Eu foco minha atenção em formar agentes causadores de transformação da sociedade através da cura das pessoas - pessoas saudáveis tem pensamentos saudáveis.
[caption id="attachment_3389" align="alignright" width="196" caption="Swami Maitreyananda"][/caption]
A escola internacional de yoga integral (purna yoga) de Swami Maitreyananda do Uruguai define a Yogaterapia:
- "são um conjunto de técnicas de yoga que se utilizam como meio de cura, tendo como fim a saúde espiritual dos indivíduos, especialmente no campo onde a medicina, fisioterapia e piscologia não entram, sendo uma disciplina complementar a eles e nunca uma alternativa. O yogaterapia tem como fim a saúde do ser humano: física, mental e, acima de tudo espiritual. A espiritualidade do ser humano são seus sentimentos, para o qual é necessário desenvolver a inteligência emocional e espiritual." ((Escola Internacional de Yoga, http://www.escolainternacionaldeyoga.org))
Em meus métodos de pedagogia yogi, todo aspirante a instrutor de yoga, bem como os professores de yoga, tem uma formação sólida em yogaterapia durante o curso base. Eu foco minha atenção em formar agentes causadores de transformação da sociedade através da cura das pessoas - pessoas saudáveis tem pensamentos saudáveis.
Aulas de Yoga para Iniciantes
As aulas de yoga para iniciantes devem focar desde o início no desenvolvimento da força mental e energética (Corpo Etérico). Evidentemente, que numa sala de yoga existem variadas classes de iniciantes em yoga, jovens e idosos. Então o rítimo fica prejudicado, devendo considerar o nivelamento para mais e para menos, de forma que não haja prejuízos.
As séries de yoga são as mais indicadas para os primeiros meses, sempre observando a evolução dos praticantes. Outro cuidado a ser tomado é não permitir o estudante focar sua atenção na cultura do corpo por meio das macaquices das posturas ou conceitos errados adiquiridos nas salas de yoga mercadológica.
[caption id="attachment_76" align="alignright" width="200" caption="Ganesha"][/caption]
Reforçar o treino da sincronização movimento-respisração, concentração e espontaneidade na execução dos exercícios. O tempo de cada respiração no asana deve ser rigorosamente controlado e portanto deve levar em consideração o nivelamento dos praticantes.
Observar atentamento a força física e tensão muscular aplicada, explicando o sentido correto da palavra RELAXAMENTO durante a execução de cada asana e mudra. A permanência em cada asana deve ser quantificado rigorosamente, por isto, seguir a tabela base de asanas e tempo.
O praticante deve treinar seu corpo, respeitando os limites energéticos e mentais. "Não adianta passar o carro diante dos bois". Atualmente a maioria dos professores praticam exercícios de yoga errado porque não sabem o que é yoga verdadeira. Eles sempre tem como referência os indianos que também não sabem mais o que é yoga. Não se pode perder de foco que a yoga está sendo reinventada no mundo todo e paga pelo ônus da ignorância dos instrutores. O grande erro da maioria está em querer imitar os indianos na capacidade que eles tem de flexibilização corporal, muito diferente dos ocidentais.
A yoga verdadeira será resgatada como no passado quando a pessoa entra em sintonia com seu raio de vibração, a consciência passa a "intuir" corretamente, devido ao fluxo de imagens deixadas no mundo etérico pelos antigos yogis. A yoga passa a ser um modo de vida da pessoa, trazendo benefícios espirituais.
É importante que os instrutores orientem corretamente os praticantes nos preceitos da yoga no intuito de que ele possam se beneficiar desta antiga e generosa egrégora. Antes de tudo abrir mão dos modismos, vícios culturais e religiosos centrando na yoga de modo menos tendencioso.
Os instrutores devem levar em consideração a maldição que o espiritismo tem trazido para o estabelecimento de uma correta e segura cultura espiritual no ocidente. Com as investidas da televisão e cinema brasileiros esta doença tem contaminado as verdades com seus teoremas distorcidos sobre a ciência da reencarnação, a compreenção dos mundos habitáveis e das relações humanas.
As séries de yoga são as mais indicadas para os primeiros meses, sempre observando a evolução dos praticantes. Outro cuidado a ser tomado é não permitir o estudante focar sua atenção na cultura do corpo por meio das macaquices das posturas ou conceitos errados adiquiridos nas salas de yoga mercadológica.
[caption id="attachment_76" align="alignright" width="200" caption="Ganesha"][/caption]
Reforçar o treino da sincronização movimento-respisração, concentração e espontaneidade na execução dos exercícios. O tempo de cada respiração no asana deve ser rigorosamente controlado e portanto deve levar em consideração o nivelamento dos praticantes.
Observar atentamento a força física e tensão muscular aplicada, explicando o sentido correto da palavra RELAXAMENTO durante a execução de cada asana e mudra. A permanência em cada asana deve ser quantificado rigorosamente, por isto, seguir a tabela base de asanas e tempo.
O praticante deve treinar seu corpo, respeitando os limites energéticos e mentais. "Não adianta passar o carro diante dos bois". Atualmente a maioria dos professores praticam exercícios de yoga errado porque não sabem o que é yoga verdadeira. Eles sempre tem como referência os indianos que também não sabem mais o que é yoga. Não se pode perder de foco que a yoga está sendo reinventada no mundo todo e paga pelo ônus da ignorância dos instrutores. O grande erro da maioria está em querer imitar os indianos na capacidade que eles tem de flexibilização corporal, muito diferente dos ocidentais.
A yoga verdadeira será resgatada como no passado quando a pessoa entra em sintonia com seu raio de vibração, a consciência passa a "intuir" corretamente, devido ao fluxo de imagens deixadas no mundo etérico pelos antigos yogis. A yoga passa a ser um modo de vida da pessoa, trazendo benefícios espirituais.
É importante que os instrutores orientem corretamente os praticantes nos preceitos da yoga no intuito de que ele possam se beneficiar desta antiga e generosa egrégora. Antes de tudo abrir mão dos modismos, vícios culturais e religiosos centrando na yoga de modo menos tendencioso.
Os instrutores devem levar em consideração a maldição que o espiritismo tem trazido para o estabelecimento de uma correta e segura cultura espiritual no ocidente. Com as investidas da televisão e cinema brasileiros esta doença tem contaminado as verdades com seus teoremas distorcidos sobre a ciência da reencarnação, a compreenção dos mundos habitáveis e das relações humanas.
Yoga Pela Paz e ecologia
No mês agosto, muitas pessoas devem se reunir, mais uma vez, em várias cidades brasileiras, para participar das edições de Yoga pela Paz. O evento sem fins lucrativos, que acontece anualmente, é uma ótima oportunidade das empresas expor seus produtos e atualizar o povão alternativo sobre as novidades do meio espiritual.
Também é uma boa oportunidade para os intelectuais e artistas exporem seus livros e artes nas atividades de meditação em grupo, debate sobre ecologia, vegetarianismo, e falar de diminuição da violência social, promover consciência e paz a cada participante.
Muitos instrutores de yoga do Brasil vão oferecer aulas coletivas , as aulas podem ser feitas, inclusive, por quem nunca teve contato com a prática.
A programação conta com relaxamentos, meditação, apresentações musicais à moda indiana e de dança, além de oferecer técnicas da yoga de mestres indianos, que procura abordar temas do interesse popular focadas na saúde das articulações, da coluna e da parte digestiva do organismo.
Também é uma boa oportunidade para os intelectuais e artistas exporem seus livros e artes nas atividades de meditação em grupo, debate sobre ecologia, vegetarianismo, e falar de diminuição da violência social, promover consciência e paz a cada participante.
Muitos instrutores de yoga do Brasil vão oferecer aulas coletivas , as aulas podem ser feitas, inclusive, por quem nunca teve contato com a prática.
A programação conta com relaxamentos, meditação, apresentações musicais à moda indiana e de dança, além de oferecer técnicas da yoga de mestres indianos, que procura abordar temas do interesse popular focadas na saúde das articulações, da coluna e da parte digestiva do organismo.
Os Chakras
A palavra chakra significa roda ou vórtice, é uma palavra do Sânscrito, também significa roda de luz, roda de energia e em contextos filosóficos também pode significar segundo algumas tradições como roda da lei, roda da vida ou roda da morte. Os chakras são vórtices nas correntes energéticas do Corpo de Desejos.
Eles são vistos pelos clarividentes como pequenas rodas de energia de diferentes vibrações em diversas partes do corpo, concentrando a maior parte na região da cabeça. Dependendo da pessoa ela se parece com uma árvore de natal a visão clarividente.
Os chakras comuns são sete de acordo com as sete glândulas endócrinas vitais para sustentar a vida. Contudo eles ultrapassam a doze nas pessoas comuns em pontos estratégicos mostrando as características da pessoa.
[caption id="attachment_144" align="aligncenter" width="394" caption="Os sete chakras"][/caption]
Eles são vistos pelos clarividentes como pequenas rodas de energia de diferentes vibrações em diversas partes do corpo, concentrando a maior parte na região da cabeça. Dependendo da pessoa ela se parece com uma árvore de natal a visão clarividente.
Os chakras comuns são sete de acordo com as sete glândulas endócrinas vitais para sustentar a vida. Contudo eles ultrapassam a doze nas pessoas comuns em pontos estratégicos mostrando as características da pessoa.
[caption id="attachment_144" align="aligncenter" width="394" caption="Os sete chakras"][/caption]
O que é Purna Yoga
Purna Yoga ou Sarva Yoga é um método de Yoga Integral. Purna é uma palavra sancrita que singnfica completa, integral etc, ou seja, a purna yoga procura atender as necessidades humanas unindo diversas técnicas de yoga de forma harmoniosa.
[caption id="attachment_127" align="alignright" width="186" caption="Yantra Purna Yoga"][/caption]
A yoga integral é um método de yoga que tem diversos ramos e escolas; neste artigo, refiro-me à escola de yoga integral que nasceu na América do Sul se estabelecendo como base no Uruguai e Argentina.
Atualmente a purna yoga é uma síntese de trabalhos de Sivananda, Ramana Maharish, Aurobindo Gosh etc, através do trabalhos do entusiasta Asuri Kapila. A purna yoga sulamericana é sustentada por um grupo de yogacharyas dedicados e inteligentes, sob o comando de Swami Maitreyananda (Fernando Esteves-Griego) e Swamini Dayananda.
Ricamente ilustrada de vedismo e com forte apelo indiano, a purna yoga de Maitreyananda se instala no mundo de forma consolidada, sempre procurando unir as diversas escolas e métodos de yoga através do regulamento de forma concisa e uniforme.
Desse modo a purna yoga se revitaliza a cada dia com novos adeptos, sempre atualizada e remodelada as diversas demandas do mundo moderno.
[caption id="attachment_127" align="alignright" width="186" caption="Yantra Purna Yoga"][/caption]
A yoga integral é um método de yoga que tem diversos ramos e escolas; neste artigo, refiro-me à escola de yoga integral que nasceu na América do Sul se estabelecendo como base no Uruguai e Argentina.
Atualmente a purna yoga é uma síntese de trabalhos de Sivananda, Ramana Maharish, Aurobindo Gosh etc, através do trabalhos do entusiasta Asuri Kapila. A purna yoga sulamericana é sustentada por um grupo de yogacharyas dedicados e inteligentes, sob o comando de Swami Maitreyananda (Fernando Esteves-Griego) e Swamini Dayananda.
Ricamente ilustrada de vedismo e com forte apelo indiano, a purna yoga de Maitreyananda se instala no mundo de forma consolidada, sempre procurando unir as diversas escolas e métodos de yoga através do regulamento de forma concisa e uniforme.
Desse modo a purna yoga se revitaliza a cada dia com novos adeptos, sempre atualizada e remodelada as diversas demandas do mundo moderno.
O que é Karma Yoga
A palavra sânscrita Karma tem raiz em kri cujo significado denota ação, execução, realização etc. A karma Yoga é chamada de Yoga da Ação, em tradução literal, mas a semântica abre um leque de significados tais como: yoga da vida cotidiana, yoga das leis universais, yoga do viver com qualidade de vida etc.
[caption id="attachment_134" align="alignright" width="191" caption="Yoga da Lei gêmea Karma e dharma"][/caption]
A Karma Yoga implica no exercício das atividades cotidianas cujo próposito é a vida consciente, a mente sintonizada com as leis universais, especialmente com as leis gêmeas do karma e dharma.
Toda ação no mundo produz karma, a forma como é feita, tal ação transforma em dharma (serviço altruístico).
Em karma yoga a vida neste mundo (terra) deve ser vivida altruisticamente, pois cada ação corresponde a uma reação. As coisas boas são creditadas em átomos de luz que produz consciência - "aquele que proteje o dharma, é protegido pelo dharma", e cada ação ruim é debitado um átomo de luz, produzindo dor, inércia, ignorância e trevas.
Karma Yoga é a yoga da ecologia global: mente sã, sintonizada com as leis universais; corpo são, sintonizado com as leis da química e física; emoções puras sintonizadas com o Fluído Astral e os seres que vivem da Luz Astral.
Pratica karma yoga quem pratica o bhavana perfeito.
[caption id="attachment_134" align="alignright" width="191" caption="Yoga da Lei gêmea Karma e dharma"][/caption]
Prática de Karma Yoga
A Karma Yoga implica no exercício das atividades cotidianas cujo próposito é a vida consciente, a mente sintonizada com as leis universais, especialmente com as leis gêmeas do karma e dharma.
Toda ação no mundo produz karma, a forma como é feita, tal ação transforma em dharma (serviço altruístico).
Ascensão por Karma Yoga
Em karma yoga a vida neste mundo (terra) deve ser vivida altruisticamente, pois cada ação corresponde a uma reação. As coisas boas são creditadas em átomos de luz que produz consciência - "aquele que proteje o dharma, é protegido pelo dharma", e cada ação ruim é debitado um átomo de luz, produzindo dor, inércia, ignorância e trevas.
Ecologia e Karma Yoga
Karma Yoga é a yoga da ecologia global: mente sã, sintonizada com as leis universais; corpo são, sintonizado com as leis da química e física; emoções puras sintonizadas com o Fluído Astral e os seres que vivem da Luz Astral.
Pratica karma yoga quem pratica o bhavana perfeito.
Exercícios de Kundalini Yoga – parte I
Os exercícios aqui são introdutórios da Raja Yoga, ou Kundalini Yoga, porém deverão fazer parte de seu cotidiano para sempre. Uma vez iniciados, você jamais poderá abandoná-los sob pena de prejuízos incalculáveis no seu progresso interior, pois, a cada experiência, a cada nível gradual que você subir na escada vibratória, eles ganharão novos agregados e continuarão produzindo resultados mais extraordinários ainda.
[caption id="attachment_72" align="alignright" width="142" caption="Kundalini"][/caption]
Estes execícios devem fazer parte de toda prática de yoga ou meditação que você venha fazer de agora em diante. Eles são fundamentais e seus benefícios foram comprovados também pelos grandes yogis perfeitamente realizados e iluminados.
Este exercício é o mais difícil e mais filosófico também. Ele é complicado até para estudantes experientes em Yoga. O objetivo deste exercício é fazer a mente alcançar ou conhecer o estado de consciência chamado de Turya. Turya é a autoconsciência, este estado de consciência possui inúmeros graus ou níveis de ancoragem da mente. Em seu primeiro nível, representa o contato da alma como o atma.
Bhavana é o exercício de vê Deus (o atman) em si mesmo e em todas as coisas simultaneamente.
Todas as coisas possuem Deus dentro delas. Os vegetais, os objetos inanimados, os animais, os EVENTOS, e as pessoas; quer seja o mendigo sujo e fedido na rua, até a madame perfumada com as glândulas de animais assaninados para fazer seu perfume. Os santos, os pobres, os ricos, as crianças, os maus, os bons... os anjos, os demônios... as alegrias, os sofrimentos, os acidentes... todas as coisas possuem Deus dentro delas.
No exercício de bhavana todas essas coisas citadas e outras mais que se apresentarem diante de si, partem de dentro de você; faz parte de você e estão ligadas a você. Porque Deus (o atma - o filho, Cristo) está dentro e fora de você, unindo tudo pela malha de energia divina que é a Kundalini inexorável. Isto é bhavana.
Pratique este exercício todo o tempo. Construa um medalhão de chumbo contendo um símbolo que ligue seu inconsciente ao consciente para fazer você lembrar deste japa. Use um japa-mala para lembrar deste japa. Faça o que tiver de fazer para se lembrar o tempo todo deste japa.
Este exercício é mais simples que o anterior, contudo requer atenção e precisão acurada do estudante.
Concentre-se na sua respiração, na região onde sente o ar tocar mais forte nas vias respiratórias, geralmente esta região é a base da garganta.
Sem fazer barulho respiratório, nem esforço, quando tiver pronto, procure sentir o ar frio que entra e o ar quente que sai. SENTIR é a chave deste exercício.
Visualise SIMULTANEAMENTE enquanto INSPIRA e SENTINDO AR FRIO. Veja a energia subindo da base da coluna (coccix) até a região do meio da testa, no ponto da glândula pituitária. Tudo isto simultaneamente, ou seja ao mesmo tempo.
Segure o ar nos pulmões cheios por alguns segundo.
EXPIRE o ar SENTINDO-O QUENTE. Simultaneamente, visualise a energia DESCENDO do meio da testa passando pela coluna até o coccix. Segure os pulmões vazios por uns instantes e continua.
Repita o ciclo o tempo que puder, 15 a 30 minutos por dia é o mais adequado. O exercício pode ser feito em qualquer circunstância, local ou tempo. Não há restrição. Faça quantas vezes puder.
Nos primeiros dias é fácil SENTIR o FRIO e o QUENTE, na larínge. Depois com a prática sentirá na coluna toda.
Meu alunos são educados a fazer este exercício de diversas maneira de acordo com a situação. Respirar trocando as narinas (respiração alternada) etc. Noutros artigos ensinarei este exercícios em nível médio e avançado.
Este exercício trabalha a energia corporal. Ele tem diversos níveis, assim como os anteriores. Seus benefícios são inúmeros e os resultados também. Aqui ele tem função de manipular a energia eletromagnética.
As razões são: limpar os nadis, educar a energia fluídica, limpar a aura, ordenar as correntes do Corpo de Desejos (chackras), intensificar a vibração dos chacras... e claro desenvolver os sentidos internos para sentir e manipular as energias solar, lunar e telúrica no corpo.
O exercício magnético é muito simples e existe mais de uma dezenas de modos de fazê-los, cada um atuando em certo nível de consciência, em determinado veículo ou corpo sutil e modo de fazer. Todos eles são legados dos antigos mistérios de Isis, ou egípcios, os faquires os conhecem em profundidade.
Eles são fundamentais para limpar a aura, destruir a matéria-forma de pensamentos e a Luz Astral (fluído astral emitido pelas células do cérebro).
Exponho aqui apenas um, os demais exporei noutros artigos e deve ser executado como segue:
[caption id="attachment_72" align="alignright" width="142" caption="Kundalini"][/caption]
Estes execícios devem fazer parte de toda prática de yoga ou meditação que você venha fazer de agora em diante. Eles são fundamentais e seus benefícios foram comprovados também pelos grandes yogis perfeitamente realizados e iluminados.
Primeiro Exercício de Kundalini Yoga
Este exercício é o mais difícil e mais filosófico também. Ele é complicado até para estudantes experientes em Yoga. O objetivo deste exercício é fazer a mente alcançar ou conhecer o estado de consciência chamado de Turya. Turya é a autoconsciência, este estado de consciência possui inúmeros graus ou níveis de ancoragem da mente. Em seu primeiro nível, representa o contato da alma como o atma.
Exercício Bhavana
Bhavana é o exercício de vê Deus (o atman) em si mesmo e em todas as coisas simultaneamente.
Todas as coisas possuem Deus dentro delas. Os vegetais, os objetos inanimados, os animais, os EVENTOS, e as pessoas; quer seja o mendigo sujo e fedido na rua, até a madame perfumada com as glândulas de animais assaninados para fazer seu perfume. Os santos, os pobres, os ricos, as crianças, os maus, os bons... os anjos, os demônios... as alegrias, os sofrimentos, os acidentes... todas as coisas possuem Deus dentro delas.
No exercício de bhavana todas essas coisas citadas e outras mais que se apresentarem diante de si, partem de dentro de você; faz parte de você e estão ligadas a você. Porque Deus (o atma - o filho, Cristo) está dentro e fora de você, unindo tudo pela malha de energia divina que é a Kundalini inexorável. Isto é bhavana.
Pratique este exercício todo o tempo. Construa um medalhão de chumbo contendo um símbolo que ligue seu inconsciente ao consciente para fazer você lembrar deste japa. Use um japa-mala para lembrar deste japa. Faça o que tiver de fazer para se lembrar o tempo todo deste japa.
Segundo Exercício de Kundalini Yoga
Este exercício é mais simples que o anterior, contudo requer atenção e precisão acurada do estudante.
Respiração Kundalínica
Concentre-se na sua respiração, na região onde sente o ar tocar mais forte nas vias respiratórias, geralmente esta região é a base da garganta.
Sem fazer barulho respiratório, nem esforço, quando tiver pronto, procure sentir o ar frio que entra e o ar quente que sai. SENTIR é a chave deste exercício.
Visualise SIMULTANEAMENTE enquanto INSPIRA e SENTINDO AR FRIO. Veja a energia subindo da base da coluna (coccix) até a região do meio da testa, no ponto da glândula pituitária. Tudo isto simultaneamente, ou seja ao mesmo tempo.
Segure o ar nos pulmões cheios por alguns segundo.
EXPIRE o ar SENTINDO-O QUENTE. Simultaneamente, visualise a energia DESCENDO do meio da testa passando pela coluna até o coccix. Segure os pulmões vazios por uns instantes e continua.
Repita o ciclo o tempo que puder, 15 a 30 minutos por dia é o mais adequado. O exercício pode ser feito em qualquer circunstância, local ou tempo. Não há restrição. Faça quantas vezes puder.
Nos primeiros dias é fácil SENTIR o FRIO e o QUENTE, na larínge. Depois com a prática sentirá na coluna toda.
Meu alunos são educados a fazer este exercício de diversas maneira de acordo com a situação. Respirar trocando as narinas (respiração alternada) etc. Noutros artigos ensinarei este exercícios em nível médio e avançado.
Terceiro Exercício de Kundalini Yoga
Este exercício trabalha a energia corporal. Ele tem diversos níveis, assim como os anteriores. Seus benefícios são inúmeros e os resultados também. Aqui ele tem função de manipular a energia eletromagnética.
As razões são: limpar os nadis, educar a energia fluídica, limpar a aura, ordenar as correntes do Corpo de Desejos (chackras), intensificar a vibração dos chacras... e claro desenvolver os sentidos internos para sentir e manipular as energias solar, lunar e telúrica no corpo.
Exercício Magnético
O exercício magnético é muito simples e existe mais de uma dezenas de modos de fazê-los, cada um atuando em certo nível de consciência, em determinado veículo ou corpo sutil e modo de fazer. Todos eles são legados dos antigos mistérios de Isis, ou egípcios, os faquires os conhecem em profundidade.
Eles são fundamentais para limpar a aura, destruir a matéria-forma de pensamentos e a Luz Astral (fluído astral emitido pelas células do cérebro).
Exponho aqui apenas um, os demais exporei noutros artigos e deve ser executado como segue:
Porque abrir os chakras
Os exercícios para abrir os chakras são baseados na raja yoga. A forma mais perfeita para intensificar e expandir a energia nos chakras é combinar as regras de hatha yoga as técnicas da raja yoga.
Quem já pratica algum tipo de exercícios de asana yoga, tem mais chances de ser bem sucedido a quem não pratica nada, também são beneficiada a pessoa que pratica meditação com frequência.
[caption id="attachment_146" align="alignright" width="251" caption="Sete Mulheres"][/caption]
As técnicas de raja yoga são precisas e cirurgicas, após 15 a 20 dias de práticas a pessoa já sente os resultados. Quem tem a clarividência pode notar a diferença na aura da pessoa, os tons escuros são substituídos por tons amarelos vividos, laranja, indigo no tronco até o violeta ricamente colorido na região da cabeça.
As técnicas de hatha yoga atuam um nível abaixo das técnicas de raja yoga, mas conferem sensações mais duradouras e mais intensas, a aura da pessoa adiquire colorações vívidas e bem definidas. A cada hora sideral um nadi entra em atividade conferindo êxtases deliciosos. As concentrações se tornam pontuais e a pessoa tem leve alteração na consciência.
As técnicas da hatha yoga proporciona autoconsciência dos chakras menores, em regiões desconhecidas, também proporciona diferentes tipos de extases conforme a manifestação da energia sideral local.
Após despertar os chakras nunca mais a prática dos pranayamas serão as mesmas, as luzes serão constantes e os transes manifestam com frequência. É possível sentir o sangue correr nas veias e artérias, os líquidos armazenados, os fluídos em transição, as cores dos orgãos internos e seus sons caracteristicos, uma sinfonia saborosa em forma de extase arrebata quase sempre a pessoa em experiência psíquicas.
A leitura de obras mortas e chatas sem sentido da literatura sagrada, passam a ter sentido e as palavras mortas são revificadas pela consciência. Os símbolos sagragos abrem seus arcanos à consciência, e a natureza torna-se um livro aberto cheio de lições a serem aprendidas.
Quem já pratica algum tipo de exercícios de asana yoga, tem mais chances de ser bem sucedido a quem não pratica nada, também são beneficiada a pessoa que pratica meditação com frequência.
TÉCNICAS PARA DESPERTAR OS CHAKRAS
[caption id="attachment_146" align="alignright" width="251" caption="Sete Mulheres"][/caption]
As técnicas de raja yoga são precisas e cirurgicas, após 15 a 20 dias de práticas a pessoa já sente os resultados. Quem tem a clarividência pode notar a diferença na aura da pessoa, os tons escuros são substituídos por tons amarelos vividos, laranja, indigo no tronco até o violeta ricamente colorido na região da cabeça.
As técnicas de hatha yoga atuam um nível abaixo das técnicas de raja yoga, mas conferem sensações mais duradouras e mais intensas, a aura da pessoa adiquire colorações vívidas e bem definidas. A cada hora sideral um nadi entra em atividade conferindo êxtases deliciosos. As concentrações se tornam pontuais e a pessoa tem leve alteração na consciência.
As técnicas da hatha yoga proporciona autoconsciência dos chakras menores, em regiões desconhecidas, também proporciona diferentes tipos de extases conforme a manifestação da energia sideral local.
Após despertar os chakras nunca mais a prática dos pranayamas serão as mesmas, as luzes serão constantes e os transes manifestam com frequência. É possível sentir o sangue correr nas veias e artérias, os líquidos armazenados, os fluídos em transição, as cores dos orgãos internos e seus sons caracteristicos, uma sinfonia saborosa em forma de extase arrebata quase sempre a pessoa em experiência psíquicas.
CHAKRAS LITERATURA SAGRADA
A leitura de obras mortas e chatas sem sentido da literatura sagrada, passam a ter sentido e as palavras mortas são revificadas pela consciência. Os símbolos sagragos abrem seus arcanos à consciência, e a natureza torna-se um livro aberto cheio de lições a serem aprendidas.
O significado da YOGA
A yoga é um método científico espiritual de realizadação humana, cujo objetivo principal é a libertação da mente humana dos condicionamentos psicológicos e atávico herdados da cultura e tempo. A palavra sânscrita yoga deriva da raiz yuj, que significa unir, controlar, jungir etc.Para a cultura hindu é apenas uma das seis escolas principais que constituem o hinduísmo.
A yoga como ciência é bem mais antiga que o hinduísmo - também segundo algumas fontes (Bhagavad Gita por exemplo), mais antiga que a atual humanidade. O termo yoga é de origem indiana, contudo a técnica em sí, esteve presente na cultura Maia e Asteca, conforme as narrações nos escritos dos colonizadores, também está presente nas tradições egípcias antigas e outras culturas antigas.
A yoga é antes de tudo um conjunto de técnicas e estilo de vida formando um sistema perfeito de realização espiritual, um patrimônio espiritual e cultural da humanidade.
A yoga veio para o Brasil através das obras do Yogue Ramacharaka quando membros do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento traduziram e publicaram as suas obras no Brasil influenciando os místicos e simpatizantes da sabedoria ocidental.
Nos EUA a yoga foi difundida inicialmente também por Ramacharaka, que era reconhecido como um grande mahatma, um rish moderno pelos iniciados das escolas esotéricas de lá. Este mahatma chegou a admitir discípulos da própria India, tal como o Swami Vivekananda, que não era yogue e monge intelectual brahmanista; e outras pessoas de rol muito maior que este. Também fundou novas linhas de yoga tal como a Agni Yoga e outros sistemas mais avançados não acessíveis ao público comum.
ORIGEM DA YOGA
A yoga como ciência é bem mais antiga que o hinduísmo - também segundo algumas fontes (Bhagavad Gita por exemplo), mais antiga que a atual humanidade. O termo yoga é de origem indiana, contudo a técnica em sí, esteve presente na cultura Maia e Asteca, conforme as narrações nos escritos dos colonizadores, também está presente nas tradições egípcias antigas e outras culturas antigas.
DEFINIÇÃO DE YOGA
A yoga é antes de tudo um conjunto de técnicas e estilo de vida formando um sistema perfeito de realização espiritual, um patrimônio espiritual e cultural da humanidade.
YOGUE RAMACHARAKA
A yoga veio para o Brasil através das obras do Yogue Ramacharaka quando membros do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento traduziram e publicaram as suas obras no Brasil influenciando os místicos e simpatizantes da sabedoria ocidental.
Nos EUA a yoga foi difundida inicialmente também por Ramacharaka, que era reconhecido como um grande mahatma, um rish moderno pelos iniciados das escolas esotéricas de lá. Este mahatma chegou a admitir discípulos da própria India, tal como o Swami Vivekananda, que não era yogue e monge intelectual brahmanista; e outras pessoas de rol muito maior que este. Também fundou novas linhas de yoga tal como a Agni Yoga e outros sistemas mais avançados não acessíveis ao público comum.
O que é Laya Yoga
Laya Yoga significa Yoga da Dissolução, ou Yoga da Nulidade. Laya é o ponto zero da mente, onde tudo começa no ser. Esta avançada modalidade de yoga é confundida com o relaxamento ou técnicas agressivas de indução hipnótica.
[caption id="attachment_109" align="alignright" width="153" caption="kundalini "][/caption]
Laya Yoga em certos aspectos é a síntese da Raja Yoga e Kundalini Yoga, porém é muito mais sutil que as duas juntas. Seu conceito de energia vai além dos conceitos normais e na maioria das vezes, extrapolam as possibilidades humanas, haja vista se tratar de um método de yoga shivaísta da mão esquerda, tantrista negra.
brahmanica laya yoga é um estado de consciência yogindraA laya yoga é 100% passiva, sua técnica se baseia num eterno contraste, o confronto da morte com a vida, do ser com o não-ser, da consciência (luz) com a inconsciência (sombras), da ação com a inação, etc. Através de seus métodos procura absorver toda forma da energia universal transmutando em consciência divina.
Dentro da tradição brahmanica laya yoga é um estado de consciência yogindra, o ser absorvido em Deus. A mente após atravessar os quatro estados efêmeros de consciência, depois de gozar o samadhi em turiya, estabelece no atma, o ponto inicial da mente Laya.
A melhor maneira de se praticar laya yoga é deitado, porém sentado em posição de lótus produz grandes efeitos. Às vezes no intuito de abrir certos nadis, pode-se deitar de lado, mas de forma geral se pratica em decúbito dorsal (barriga para cima), SHAVASANA - posição do cádaver.
A respiração é fudamental na laya yoga, haja vista que, após os exercícios de pranayamas iniciais - que são feitos no intuito de invocar a serpente adormecida, o praticante deve treinar e condicionar seu corpo a buscar espontaneidade respiratória estabelecendo em sattwa.
O modo de respiração desmonstra o estágio da pessoa na vida e seu sucesso na yoga. A respiração abdominal, a mais grosseira; a respiração densa e forte na caixa torácica; e a respiração na parte mais alta da caixa torácica com apenas um fio de ar. Cada um destes modos de respirar diz tudo sobre o sucesso na laya yoga.
[caption id="attachment_109" align="alignright" width="153" caption="kundalini "][/caption]
Laya Yoga em certos aspectos é a síntese da Raja Yoga e Kundalini Yoga, porém é muito mais sutil que as duas juntas. Seu conceito de energia vai além dos conceitos normais e na maioria das vezes, extrapolam as possibilidades humanas, haja vista se tratar de um método de yoga shivaísta da mão esquerda, tantrista negra.
TÉCNICA DA LAYA YOGA
brahmanica laya yoga é um estado de consciência yogindraA laya yoga é 100% passiva, sua técnica se baseia num eterno contraste, o confronto da morte com a vida, do ser com o não-ser, da consciência (luz) com a inconsciência (sombras), da ação com a inação, etc. Através de seus métodos procura absorver toda forma da energia universal transmutando em consciência divina.
Dentro da tradição brahmanica laya yoga é um estado de consciência yogindra, o ser absorvido em Deus. A mente após atravessar os quatro estados efêmeros de consciência, depois de gozar o samadhi em turiya, estabelece no atma, o ponto inicial da mente Laya.
A melhor maneira de se praticar laya yoga é deitado, porém sentado em posição de lótus produz grandes efeitos. Às vezes no intuito de abrir certos nadis, pode-se deitar de lado, mas de forma geral se pratica em decúbito dorsal (barriga para cima), SHAVASANA - posição do cádaver.
LAYA YOGA RESPIRAÇÃO
A respiração é fudamental na laya yoga, haja vista que, após os exercícios de pranayamas iniciais - que são feitos no intuito de invocar a serpente adormecida, o praticante deve treinar e condicionar seu corpo a buscar espontaneidade respiratória estabelecendo em sattwa.
O modo de respiração desmonstra o estágio da pessoa na vida e seu sucesso na yoga. A respiração abdominal, a mais grosseira; a respiração densa e forte na caixa torácica; e a respiração na parte mais alta da caixa torácica com apenas um fio de ar. Cada um destes modos de respirar diz tudo sobre o sucesso na laya yoga.
O trabalho básico através de exercícios de yoga
A maioria das pessoas, inclusive instrutores formados em escolas por aí, pensam que yoga se faz numa sala de yoga, ou em posturas malabares associadas aquele comportamento piegas com palavras prontas baseadas em aforismos gastos dos textos de yoga.
A yoga como ciência espiritual tem que estar enraizada no modo de vida, e perfeitamente sintonizada com os propósitos e objetivos do praticante moderno.
[caption id="attachment_105" align="alignright" width="130" caption="Kundalini: a energia criadora"][/caption]
A prática assídua dos kriya-karmas da yoga (asanas, bandhas, mudras, pranayamas, etc) são fundamentais para manter o corpo e a psiqué afinados e adequados para os exercícios superiores da yoga que são os krya-sattwas e a meditação da yoga, ambas inacessíveis a yoga mercadológica e profissional.
A prática de asanas sincronizadas aos pranayamas pertinentes, proporciona tônus e sedação do prana sobre as células nervosas. Os mudras sincronizados aos pranayamas gravam e fixam os padrões de enegias sobre o Corpo Etérico afentando a memória celular. Os diversos kriya-pranayamas purificam, intensificam, drenam e direcionam a energia para as finalidades almejadas. Já os exercícios kriya-sattwas conferem o progresso a alma através do desenvolvimento mental e o despertar dos siddhis.
A meditação yogue, que é algo superior entre todas as ações da yoga, proporciona a experiência e maturidade através do gradativo passo da alma rumo aos paraísos interiores criados por Deus.
O estudante que descobriu a ciência yogue como caminho mais rápido e eficiente para a sua libertação espiritual, precisa mudar de hábito e estabelecer uma rotina de exercícios base praticados religiosamente tal como estabelecido pelos rishs pefeitamente realizados no intuito de alcançar sucesso rápido e eficaz de seus objetivos. Estes exercícios são praticados na madrugada enquanto dorme, pela manhã quando acorda, à tarde e à noite antes de dormir.
Assim criando uma rotina, o estudante estará apto a vivenciar a yoga em sua plenitude.
Ciência Espiritual
A yoga como ciência espiritual tem que estar enraizada no modo de vida, e perfeitamente sintonizada com os propósitos e objetivos do praticante moderno.
[caption id="attachment_105" align="alignright" width="130" caption="Kundalini: a energia criadora"][/caption]
A prática assídua dos kriya-karmas da yoga (asanas, bandhas, mudras, pranayamas, etc) são fundamentais para manter o corpo e a psiqué afinados e adequados para os exercícios superiores da yoga que são os krya-sattwas e a meditação da yoga, ambas inacessíveis a yoga mercadológica e profissional.
Prática de Asanas
A prática de asanas sincronizadas aos pranayamas pertinentes, proporciona tônus e sedação do prana sobre as células nervosas. Os mudras sincronizados aos pranayamas gravam e fixam os padrões de enegias sobre o Corpo Etérico afentando a memória celular. Os diversos kriya-pranayamas purificam, intensificam, drenam e direcionam a energia para as finalidades almejadas. Já os exercícios kriya-sattwas conferem o progresso a alma através do desenvolvimento mental e o despertar dos siddhis.
Yoga e Meditação
A meditação yogue, que é algo superior entre todas as ações da yoga, proporciona a experiência e maturidade através do gradativo passo da alma rumo aos paraísos interiores criados por Deus.
Libertação Espiritual
O estudante que descobriu a ciência yogue como caminho mais rápido e eficiente para a sua libertação espiritual, precisa mudar de hábito e estabelecer uma rotina de exercícios base praticados religiosamente tal como estabelecido pelos rishs pefeitamente realizados no intuito de alcançar sucesso rápido e eficaz de seus objetivos. Estes exercícios são praticados na madrugada enquanto dorme, pela manhã quando acorda, à tarde e à noite antes de dormir.
Assim criando uma rotina, o estudante estará apto a vivenciar a yoga em sua plenitude.
A reinvenção da Yoga
As ciências espirituais antigas foram postas em discussão desde o início do Século XIX, algumas delas tiveram força de mobilizar e despertar o interesse dos intelectuais e formadores de opiniões ao ponto de serem reiventadas e amoldadas à cultura contemporânea, como é o caso da astrologia que se ajustou à psicologia, e também da gnose, onde vários grupos fundaram novas tradições e igrejas baseadas nos conhecimentos do passado.
[caption id="attachment_102" align="alignright" width="151" caption="Ramacharaka"][/caption]
A yoga foi introduzida no ocidente através das publicidades do Yogue Ramacharaka. Mas ela chamou atenção de fato da sociedade a partir dos anos 50 do século passado, quando gurus indianos vieram para ocidente atraídos pelas oportunidades de ganhos nos Estados Unidos. Contudo, a yoga alcançou o ápice de interesse público no final da década de 80, quando artistas e celebridades midiáticas passaram a divulgar a yoga como um estilo exótico próprio da pessoa moderna.
Houve necessidade de reivenção da yoga e tanto a India quanto o resto do mundo não tinha material suficiente para atender a demanda mercadológica de extensão global.
Devido à ausência de debate, modernização na semântica, remodelagem de conceitos e outras fases da evolução sistemática nos anos anteriores, a yoga apareceu no mundo desprovida da essencial remodelagem.Todos os textos fragmentados sobre yoga que estavam virgens foram inseridos como suporte intelectual aos novos adeptos.
A India a passos lerdos, modernizando-se e adaptando seus velhos conceitos e tabus, a economia de mercado, saindo de um estado de pobreza, miséria, vergonha para um dos países em desenvolvimento dentro da economia global liberal, somente nesta década despertou o interesse mercadológico em explorar a yoga com fim econômico.
A literatura indiana moderna das últimas décadas sobre yoga é o pior que há, a parte nas discussões e na evolução do pensamento espiritual, a partir da entrada no processo de modernização, tem causado verdadeiro desastre na vida espiritual de todos que simpatizam com a ciência.
Carente de material humano qualificado, a yoga em si, como ciência espiritual e como cultura, continua como no início do século passado, a sofrer com o desinteresse das grandes almas para sua remodelagem adequada aos interesses e necessidade do mundo moderno.
[caption id="attachment_102" align="alignright" width="151" caption="Ramacharaka"][/caption]
HISTÓRIA DA YOGA
A yoga foi introduzida no ocidente através das publicidades do Yogue Ramacharaka. Mas ela chamou atenção de fato da sociedade a partir dos anos 50 do século passado, quando gurus indianos vieram para ocidente atraídos pelas oportunidades de ganhos nos Estados Unidos. Contudo, a yoga alcançou o ápice de interesse público no final da década de 80, quando artistas e celebridades midiáticas passaram a divulgar a yoga como um estilo exótico próprio da pessoa moderna.
YOGA E MODERNIDADE
Houve necessidade de reivenção da yoga e tanto a India quanto o resto do mundo não tinha material suficiente para atender a demanda mercadológica de extensão global.
Devido à ausência de debate, modernização na semântica, remodelagem de conceitos e outras fases da evolução sistemática nos anos anteriores, a yoga apareceu no mundo desprovida da essencial remodelagem.Todos os textos fragmentados sobre yoga que estavam virgens foram inseridos como suporte intelectual aos novos adeptos.
YOGA NA ÍNDIA
A India a passos lerdos, modernizando-se e adaptando seus velhos conceitos e tabus, a economia de mercado, saindo de um estado de pobreza, miséria, vergonha para um dos países em desenvolvimento dentro da economia global liberal, somente nesta década despertou o interesse mercadológico em explorar a yoga com fim econômico.
LIVROS DE YOGA
A literatura indiana moderna das últimas décadas sobre yoga é o pior que há, a parte nas discussões e na evolução do pensamento espiritual, a partir da entrada no processo de modernização, tem causado verdadeiro desastre na vida espiritual de todos que simpatizam com a ciência.
Carente de material humano qualificado, a yoga em si, como ciência espiritual e como cultura, continua como no início do século passado, a sofrer com o desinteresse das grandes almas para sua remodelagem adequada aos interesses e necessidade do mundo moderno.
Introdução à Kriya Yoga
A palavra sânscrita kriya tem raiz em kri, que é a mesma raiz da palavra Karma. Kri tem significado de ação: agir, fazer, reagir. A kriya yoga é um sistema antigo e tradicional de yoga ensinado pelos anjos, sendo o anjo mais conhecido deste sistema o avatar da kriya yoga, o anjo Babaji, conhecido como o yogue eterno, porque ele vive nas regiões etéricas do mundo em estado Jina.
[caption id="attachment_119" align="alignright" width="221" caption="Sri Yukteswar: Mestre da Kriya Yoga"][/caption]
A kriya yoga veio ao mundo ocidental através dos trabalhos de Mukunda, um estudante universitário. Mukunda fundou uma escola esotérica de yoga, baseando-se em modelos egoístas, exclusivistas, preconceituosos e vaidosos, como geralmente eram as milhares de outras escolas de esoterismo na Europa e EUA.
Mesmo tendo apoio de santos altruístas, yogues amadurecidos, a escola de Mukunda fracassou e seus discípulos espalham vergonha e desonra aos seres de pureza no mundo todo, com processos judiciais por causa de intrigas em torno de dinheiro e diretos.
Outras pessoas receberam instruções por outras vias, inclusive tendo contado direto com Babaji; e estes procuram resgatar de forma mais ou menos aquariana (adequada a nova era) na difusão da Kriya Yoga.
Eu particularmente, tenho experiência pessoal com o anjo Babaji, que me apoiou pessoalmente numa situação de fato, frente as questões desafiadoras do mundo astral.
A kriya yoga se baseiam em três níveis chamados de kriyas: o primeiro nível é chamado de kriya do karma, o segundo nível é chamado de kriya do Som e o último nível é chamado kriya da Luz.
O estudante é apresentado gradativamente os kriyas à medida que avança nos estudos, o nível do Kriya da Luz é o mais difícil e poucos alunos adiantados merecem este kriya.
[caption id="attachment_119" align="alignright" width="221" caption="Sri Yukteswar: Mestre da Kriya Yoga"][/caption]
A kriya yoga veio ao mundo ocidental através dos trabalhos de Mukunda, um estudante universitário. Mukunda fundou uma escola esotérica de yoga, baseando-se em modelos egoístas, exclusivistas, preconceituosos e vaidosos, como geralmente eram as milhares de outras escolas de esoterismo na Europa e EUA.
Mesmo tendo apoio de santos altruístas, yogues amadurecidos, a escola de Mukunda fracassou e seus discípulos espalham vergonha e desonra aos seres de pureza no mundo todo, com processos judiciais por causa de intrigas em torno de dinheiro e diretos.
Outras pessoas receberam instruções por outras vias, inclusive tendo contado direto com Babaji; e estes procuram resgatar de forma mais ou menos aquariana (adequada a nova era) na difusão da Kriya Yoga.
Eu particularmente, tenho experiência pessoal com o anjo Babaji, que me apoiou pessoalmente numa situação de fato, frente as questões desafiadoras do mundo astral.
A kriya yoga se baseiam em três níveis chamados de kriyas: o primeiro nível é chamado de kriya do karma, o segundo nível é chamado de kriya do Som e o último nível é chamado kriya da Luz.
O estudante é apresentado gradativamente os kriyas à medida que avança nos estudos, o nível do Kriya da Luz é o mais difícil e poucos alunos adiantados merecem este kriya.