20 outubro, 2013

Exercícios de Kundalini Yoga – parte I

Os exercícios aqui são introdutórios da Raja Yoga, ou Kundalini Yoga, porém deverão fazer parte de seu cotidiano para sempre. Uma vez iniciados, você jamais poderá abandoná-los sob pena de prejuízos incalculáveis no seu progresso interior, pois, a cada experiência, a cada nível gradual que você subir na escada vibratória, eles ganharão novos agregados e continuarão produzindo resultados mais extraordinários ainda.

[caption id="attachment_72" align="alignright" width="142" caption="Kundalini"]chakras kundalini,kundalini despertar,kundalini yoga tecnica[/caption]

Estes execícios devem fazer parte de toda prática de yoga ou meditação que você venha fazer de agora em diante. Eles são fundamentais e seus benefícios foram comprovados também pelos grandes yogis perfeitamente realizados e iluminados.

Primeiro Exercício de Kundalini Yoga


Este exercício é o mais difícil e mais filosófico também. Ele é complicado até para estudantes experientes em Yoga. O objetivo deste exercício é fazer a mente alcançar ou conhecer o estado de consciência chamado de Turya. Turya é a autoconsciência, este estado de consciência possui inúmeros graus ou níveis de ancoragem da mente. Em seu primeiro nível, representa o contato da alma como o atma.

Exercício Bhavana


Bhavana é o exercício de vê Deus (o atman) em si mesmo e em todas as coisas simultaneamente.

Todas as coisas possuem Deus dentro delas. Os vegetais, os objetos inanimados, os animais, os EVENTOS, e as pessoas; quer seja o mendigo sujo e fedido na rua, até a madame perfumada com as glândulas de animais assaninados para fazer seu perfume. Os santos, os pobres, os ricos, as crianças, os maus, os bons... os anjos, os demônios... as alegrias, os sofrimentos, os acidentes... todas as coisas possuem Deus dentro delas.

No exercício de bhavana todas essas coisas citadas e outras mais que se apresentarem diante de si, partem de dentro de você; faz parte de você e estão ligadas a você.  Porque Deus (o atma  - o filho, Cristo) está dentro e fora de você, unindo tudo pela malha de energia divina que é a Kundalini inexorável. Isto é bhavana.

Pratique este exercício todo o tempo. Construa um medalhão de chumbo contendo um símbolo que ligue seu inconsciente ao consciente para fazer você lembrar deste japa. Use um japa-mala para lembrar deste japa. Faça o que tiver de fazer para se lembrar o tempo todo deste japa.

Segundo Exercício de Kundalini Yoga


Este exercício é mais simples que o anterior, contudo requer atenção e precisão acurada do estudante.

Respiração Kundalínica


Concentre-se na sua respiração, na região onde sente o ar tocar mais forte nas vias respiratórias, geralmente esta região é a base da garganta.

Sem fazer barulho respiratório, nem esforço, quando tiver pronto, procure sentir o ar frio que entra e o ar quente que sai. SENTIR é a chave deste exercício.

Visualise SIMULTANEAMENTE enquanto INSPIRA e SENTINDO AR FRIO. Veja a energia subindo da base da coluna (coccix) até a região do meio da testa, no ponto da glândula pituitária. Tudo isto simultaneamente, ou seja ao mesmo tempo.
Segure o ar nos pulmões cheios por alguns segundo.

EXPIRE o ar SENTINDO-O QUENTE. Simultaneamente, visualise a energia DESCENDO do meio da testa passando pela coluna até o coccix. Segure os pulmões vazios por uns instantes e continua.

Repita o ciclo o tempo que puder, 15 a 30 minutos por dia é o mais adequado. O exercício pode ser feito em qualquer circunstância, local ou tempo. Não há restrição. Faça quantas vezes puder.

Nos primeiros dias é fácil SENTIR o FRIO e o QUENTE, na larínge. Depois com a prática sentirá na coluna toda.

Meu alunos são educados a fazer este exercício de diversas maneira de acordo com a situação. Respirar trocando as narinas (respiração alternada) etc. Noutros artigos ensinarei este exercícios em nível médio e avançado.

Terceiro Exercício de Kundalini Yoga


Este exercício trabalha a energia corporal. Ele tem diversos níveis, assim como os anteriores. Seus benefícios são inúmeros e os resultados também. Aqui ele tem função de manipular a energia eletromagnética.

As razões são: limpar os nadis, educar a energia fluídica, limpar a aura, ordenar as correntes do Corpo de Desejos (chackras), intensificar a vibração dos chacras... e claro desenvolver os sentidos internos para sentir e manipular as energias solar, lunar e telúrica no corpo.

Exercício Magnético


O exercício magnético é muito simples e existe mais de uma dezenas de modos de fazê-los, cada um atuando em certo nível de consciência, em determinado veículo ou corpo sutil e modo de fazer. Todos eles são legados dos antigos mistérios de Isis, ou egípcios, os faquires os conhecem em profundidade.

Eles são fundamentais para limpar a aura, destruir a matéria-forma de pensamentos e a Luz Astral (fluído astral emitido pelas células do cérebro).

Exponho aqui apenas um, os demais exporei noutros artigos e deve ser executado como segue: