10 outubro, 2013

Regência das Horas Planetárias

De acordo com a tradição caldáica as horas planetárias são divididas em horas diurnas e horas noturnas. As horas diurnas iniciam com a AURORA, ou seja, o nascer do dia e termina com as horas noturnas. As horas noturnas iniciam no OCASO, ou seja, ao por do Sol. Elas geralmente não coincidem com as horas comuns do relógio.

Como calcular as horas planetárias


Calcula-se usando o tempo total entre a hora da aurora, nascer do dia, até a hora do ocaso, por do Sol, divide-se o valor por 12. Em certas ocasiões as horas planetárias podem ter mais ou menos de 60 minutos das horas comuns do relógio (Hora Padrão).

Os Planetas Regentes dos Dias da Semana


Os dias da semana são regidos pelos planetas na seguinte ordem:

Domingo - SOL
Segunda-Feira - LUA
Terça-Feira - MARTE
Quarta-Feira - MERCÚRIO
Quinta-Feira - JÚPITER
Sexta-Feira - VÊNUS
Sábado - SÁBADO

Os Planetas Regentes das Horas


As horas planetárias seguem rigorosamente a seguinte ordem de regência: SARTURNO, JÚPITER, MARTE, SOL, VÊNUS, MERCÚRIO, LUA.

Nos assuntos mágicos, os planetas regentes do dia, sempre regem a primeira hora diurna e primeira ordem nortuna seguindo a ordem acima para as demais horas. Por exemplo:
Regências das horas

Domingo (SunDay, Soles Dies) - DIA DO SOL, a sequência vale para as horas diurnas e se repetem nas horas nortunas.

I - SOL
II - VÊNUS
III - MERCÚRIO
IV - LUA
V - SATURNO
VI - JUPITER
VII - MARTE
VIII - SOL
IX - VÊNUS
XI - MERCÚRIO
XII - LUA

E assim sucessivamente para cada dia. Já para assuntos cotidiano mantém-se a sequência sem interrupção.

O significado das horas planetárias


Segundo difundido pelos astrólogos nos textos comuns:

Saturno – Tempo de Responsabilidade, Solidez e Perenidade. Horas onde as coisas demoram para se realizar, mas quando findas são duradouras. Favorável para compra de terras, propriedades, agricultura, minas, construções. Também para coisas que exigem paciência, reflexão e meditação.  Em magia é a hora de evocar espíritos malévolos, demônios poderosos, espíritos antigos etc.

Júpiter – A hora de Deus. Geralmente é uma boa hora em todos os sentidos, salvo atividades esportivas que envolve perigo e jogos de azar. Boa para realizar casamentos, sociedades, abertura de empresas, compra de animais de grande porte. Hora propícias para assuntos de moedas, jóias, bens de valor, cavalos, bois, insumos de agricultura... também de iniciar contatos com autoridades, advogados, funcionários públicos. Em magia evocar anjos, seres poderosos de Luz, mestres e deuses.

Marte – Tempo de Ação, Iniciatica e Beligerância.  Hora dos negócios arriscados, perigos, lutas, guerras e acidentes. Evitar discussões, debates, querelas nesta hora. Hora para coisas praticas como engenharia, mecanica, minas e as coisas do espirito.

Sol – É um dia favoravel para o magnetismo pessoal e influência pessoal. Tempo do Espirito. Hora favorável para relações com grandes autoridades, pessoas de posição elevada, pessoas do governo, juízes, estadistas, também com joalheiros, pessoas regidas pelo Sol no Ascendente, peossoas do Signo de Libra, Aquário, Leão e Aries. Aconselham os atrólogos a pedir favores, ajudas, empregos, promoções etc.

Vênus – Tempo da Harmonia, Prazer, Amor, Opulência e Beleza. Favorável para casamentos, pedidos de noivados, associações pessoais, sociais e financeiras.

Mercúrio – Tempo da Comunicação e dos negócios. Hora do duvidável, do inconstante, propícia a mentiras e excessos mentais. Propicia para comunicação, envio de documentos e assinaturas, renovação de documentos.

Lua – A hora da Lua mais forte se dá à noite. Rege todas as coisas incostantes, ilusórias, imaginárias, móveis. Imprópria para realizar contratos e acordos importantes, ideal para assuntos rápidos. Também é uma hora ideal para tarefas de limpezas, compras, higienes.