O Tai Chi Chuan (transliteração nova: Tai Ji Quan) é comprovadamente uma das atividades físicas mais recomendadas para a conservação da saúde, equílibrio mental, harmonia pessoal, melhora na autoestima e aumento expressivo na energia vital.
A prática do Tai Ji exige constante concentração e fluidez, que o caracteriza como um tipo meditação dinâmica, tal como alguns tipos de yoga moderna.
Devido a materialização numa grande onda do mal que encobre a consciência coletiva e a mente individual das pessoas que compõe o poderoso povo Chinês, o Tai Ji perdeu completamente sua essência de vínculo com o Tao, e pode-se dizer sem erro, que sua prática atual é zero por cento metafísica.
A prática do Tai Ji exige constante concentração
Ao contrário do que pensa boa parte dos praticantes, Tai Ji Quan não é uma arte marcial de autodefesa, para esta finalidade existe o Kung Fu, sua essência é enfatizar os Self através das atividades corporais seguindo as normas do Tao.
A melhor forma de aprender Tai Ji Quan é através da prática repetitiva e constante, em níveis de graduações, em poucas semanas de prática a pessoa domina sem dificuldades motoras toda a sequência de movimentos.
Após vencer as barreiras motora-mnemônica, o próximo estágio é desenvolver, treinando a inteligência corporal, a liberdade corporal bem conhecida nos ensaios e treinamentos de teatro. Por último, dar o passo mais importante, que é compreender o processo energético da metafísica dos movimentos, quando o Tao se revela para o praticante.