Características do Curso de Licenciatura em Dança do IFB

O Curso de Licenciatura em Dança do IFB surge em um momento oportuno no contexto educacional do Centro Oeste. A crescente demanda por profissionais qualificados possuidores de conhecimento técnico, artístico, pedagógico, com senso crítico desenvolvido e de comprovada experiência em sua área de atuação é consequência imediata de um mercado em constante expansão no Brasil. É demasiadamente sentida em nossa região, a ausência de profissionais habilitados para o ensino da dança, no âmbito da educação básica. Esta realidade não afeta somente a formação integral do cidadão, mas causa também enormes prejuízos na realização estética dos projetos artísticos da área. A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, consolidou um novo sentido para as Artes no bojo da educação, sendo entendidas como vivência de um processo que produz conhecimento e saber. Esse documento preconiza que o ensino da arte seja parte essencial dos princípios e fins da Educação Nacional e estabelece a sua obrigatoriedade como componente curricular nos diversos níveis da Educação Básica.

Na verdade, desde a LDB 5.692 (1971) a, então, educação artística foi constituída como componente curricular obrigatória, mas sua prática escolar, de um modo geral, era realizada de modo polivalente, no sentido de que não havia um estudo específico de cada poética artística. A partir da década de 1980 houve um movimento mais articulado por parte de arte-educadores para o reconhecimento da arte como uma disciplina fundamental para a formação do cidadão. Esse esforço rendeu frutos, desembocando na sanção da LDB 9.394, em 1996.

Ressalta-se que a Dança, doravante, ganhará status como poética singular, independente e de conhecimento autônomo dentro das artes, pois até então, as práticas escolares, nesse campo, eram relativamente escassas, usualmente atreladas ao Teatro ou à Educação Física. Reforçando essa nova condição, os PCN’s para o Ensino Fundamental e Médio (2000) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) reconheceram e enfatizaram a importância da Dança na formação integral do indivíduo, sistematizando as habilidades e as competências necessárias para o ensino dessa arte e formulando diretrizes específicas norteadoras para a aprendizagem dessa disciplina.

OBJETIVOS DO CURSO de Licenciatura em Dança

Formar professores de arte capazes de disseminar os conhecimentos da dança em prol de uma educação humanizadora e significativa, ampliando a oferta de profissionais assim capacitados para atender à demanda da educação básica brasileira, em cumprimento à LDB. Institucionais

  • Ampliar a contribuição do IFB na formação de profissionais qualificados para o magistério da educação básica na região Centro-Oeste, assegurando o cumprimento de sua missão maior de educação profissional técnica e tecnológica no país;
  • Consolidar o perfil vocacional do Campus Brasília pautado no tripé arte- ciência-tecnologia;
  • Ser pioneiro na formação profissional em dança na região e na RFEPT, constituindo-se centro de referência na área. Políticos

  • Vincular a estética à ética, na formação humana básica, ampliando a capacidade dos indivíduos de atuar de forma crítica, sensível e transformadora em meio à realidade em que estão inseridos.
  • Promover o desenvolvimento da cidadania a partir do resgate e respeito às tradições culturais aliados à democratização do acesso às inovações e bens culturais contemporâneos. Sociais

  • Socializar o saber artístico da Dança, nas suas esferas de produção, apreciação e contextualização;
  • Promover o desenvolvimento de identidades culturais, acolhendo a diversidade humana, estética e social nos processos educacionais em Dança. Geográficos

  • Inserir, nacionalmente, a região Centro-Oeste como polo de produção e disseminação do saber pedagógico e artístico da dança. Artísticos

  • Promover o desenvolvimento da área de Dança por meio de seu fazer, da pesquisa e do ensino;
  • Estimular a formação de plateia para os espetáculos de Dança.

    BRASIL, MEC/IFB. PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA,EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN, BRASÍLIA-DF 2019

  • Conhecimentos Gerais da Classificação Vegetal

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